Conheça a substância que é usada como alternativa ao glúten em diversas preparações
O que é goma xantana?
A goma xantana é um aditivo alimentar utilizado na fabricação de diversos produtos. Inicialmente, ela é um tipo de carboidrato proveniente de uma bactéria não patogênica, chamada Xanthomonas Campestris. Após um processo industrial, ela é transformada em uma espécie de pó branco pronto para uso.
Para que serve a goma xantana
Por possuir propriedades capazes de se modificarem, a goma xantana é utilizada como espessante, emulsificante e estabilizante na preparação de receitas e na fabricação de diversos tipos de produtos.
Além disso, o ingrediente também é bastante usado como alternativa ao glúten, pois desenvolve a liga e a textura necessárias para a preparação de pães, por exemplo.
Como a goma xantana é feita
A goma xantana é feita através do processo de fermentação da bactéria Xanthomonas Campestris. Esse microrganismo é alimentado com açúcar e, ao passar pela etapa fermentativa, a glicose processada pela bactéria é transformada em um líquido gelatinoso, muito similar a uma goma.
Então, essa goma é solidificada com a adição de álcool isopropílico e transformada no pó que dá origem à goma xantana propriamente dita.
Benefícios da goma xantana
Embora seja um polissacarídeo (tipo de carboidrato), a goma xantana não engorda. Isso porque ela é uma fibra solúvel que nosso organismo não consegue digerir - ou seja, ela não é absorvida pelo corpo e não fornece calorias, o que pode ser interessante na hora de reduzir o consumo calórico.
Além da vantagem dietética, existem outros benefícios associados à substância, como:
Fornece sensação de saciedade
Favorece o bom funcionamento do intestino
Ajuda na redução do colesterol ruim
Auxilia na diminuição do índice glicêmico
Substitui o glúten em preparações, sendo indicada para dietas restritivas
Ajuda na prisão de ventre.
Quantidade recomendada
A quantidade recomendada para ingestão de goma xantana é de até 15 gramas por dia. Quando consumida em excesso, a substância pode causar cólica intestinal, diarreia e dor no estômago.
Contraindicações da goma xantana
Não há contraindicações para o consumo de goma xantana, salvo os casos de alergia a milho, trigo e soja - que são alimentos muito utilizados no processo de fermentação que dá origem ao ingrediente. Desta forma, pessoas alérgicas a esses alimentos devem evitar produtos com a substância.
Como a goma xantana também pode ser vendida a granel, é preciso também atentar-se à procedência, armazenamento e manipulação do produto para evitar riscos de intoxicação alimentar.
Produtos que contém goma xantana
Por ter diversos usos, a goma xantana pode ser utilizada não apenas em alimentos, mas também em produtos de outros setores industriais, como itens de higiene e até materiais de construção. Confira alguns produtos que contém goma xantana:
Molhos de tomate
Molhos para salada
Alimentos sem glúten
Sorvetes
Sucos de fruta
Ingredientes para confeitaria
Shampoos
Cremes hidratantes
Pastas de dente
Tintas
Adesivos
Inseticidas
Limpadores de pisos, rejuntes, entre outros.
Onde encontrar goma xantana
Como a goma xantana pode ser utilizada em diversas receitas, é possível encontrá-la em lojas de produtos naturais e de culinária, além de mercados ou na internet. Em média, 100 gramas de goma xantana custa R$ 10 - e a quantidade do produto usada nestas situações costuma ser bem pequena.
Pão com goma xantana.
Receitas com goma xantana
Pão sem glúten
Ingredientes
150g de farinha de arroz
35g de açúcar demerara
1 colher de café de sal
15g de fermento biológico
2g de goma xantana
2 ovos
2 colheres de sopa de azeite
150ml de água.
Modo de preparo
Dissolva o fermento biológico em um pouco de água morna. Em seguida, bata todos os ingredientes da receita em uma batedeira até obter uma massa lisa e homogênea.
Em uma forma de pão untada com azeite e farinha de arroz, despeje a massa. Cubra a forma com um pano limpo e deixe-a crescer por 30 minutos.
Coloque uma forma com água na prateleira mais baixa do forno e aqueça por dez minutos a 180 graus.
Em seguida, coloque a forma com a massa do pão na prateleira mais alta e asse-o por cerca de 30 minutos ou até que esteja totalmente dourado.
Brownie low carb
Ingredientes
4 ovos
½ xícara de chá de óleo de coco
1 ½ xícara de chá de cacau 100% em pó
400ml de leite de coco
1 xícara de chá de açúcar de coco
2 ½ xícaras de chá de farinha de amêndoas
1 colher de sopa de goma xantana
240g de nozes picadas
80g de gotas de chocolate 70%
1 colher de sopa de fermento em pó.
Modo de preparo
No liquidificador, adicione os ovos, o óleo de coco, o cacau em pó, o leite de coco e o açúcar de coco. Bata tudo muito bem e, aos poucos, adicione a farinha de amêndoas até que esteja bem incorporada.
Com o liquidificador desligado, adicione a goma xantana, as nozes picadas, as gotas de chocolate e o fermento, misturando tudo delicadamente.
Transfira a massa para uma forma untada com óleo de coco e farinha de amêndoas. Leve ao forno e asse por 40 minutos a 180 graus.
Brigadeiro saudável
Ingredientes
200g de creme de leite
1 colher de sopa de manteiga
½ colher de chá de goma xantana
1 colher de sopa de cacau em pó
10 gotas de adoçante culinário.
Modo de preparo
Em uma panela pequena, adicione todos os ingredientes. No fogo sempre baixo, misture e cozinhe o brigadeiro até desgrudar da panela. Transfira para uma travessa e deixe esfriar para consumir.
Maionese caseira
Ingredientes
½ abacate
Suco de 1 limão
1 colher de sopa de salsinha picada
½ colher de chá de goma xantana
1 dente de alho
½ cebola
Sal a gosto.
Modo de preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador, exceto a goma xantana. Depois, adicione a goma xantana e bata apenas para misturar.
Transfira o conteúdo para uma travessa pequena e leve para a geladeira por, pelo menos, 30 minutos.
Fonte: minha vida